É importante entender o que é composição de equipe.
Utilizamos o termo em inglês “comp”.Comp é a maneira com que seu time trabalha os pontos fortes de cada campeão para o uso em conjunto no decorrer do jogo.
Imagine no futebol: vamos jogar na retranca para segurar o resultado?
Ou, sabendo que o time deles é ofensivo, vamos jogar com calma e esperar a chance de contra-ataque?
A escolha de cinco campeões indica qual é a estratégia que a seu time irá utilizar, enquanto o adversário responderá com outra tática.
No final das contas, é uma briga bem estratégica para saber quem vai destruir o Nexus adversário.
Composição de poke
Quando seus campeões são especialistas em ataques à (quilômetros de) distância, causando muito dano antes mesmo de a luta começar.Ex: Nidalee (e sua simpática lança), Caitlyn e Corki.
Protect the Carry
Para “proteger o carregador”, escolha um campeão forte para o "late game", e conte com a proteção do time.Ex: Vayne, Kog’Maw, Tristana (dano), seguidos de Lulu, Janna e Nunu (proteção).
Hard engage
A “iniciação pesada” serve para entrar com tudo, sem dar chances de reação.Use campeões que conseguem iniciar rapidamente e com controle em área.
Ex: Jarvan, Leona e Malphite.
Essas situações são mais comuns entre equipes ranqueadas e campeonatos profissionais.
Os picks e bans de filas ranqueadas solo e jogos em modo normal são um mundo um pouco diferente, pois seguem um estilo de jogo mais individual do que coletivo, mas as informações continuam sendo indispensáveis.
No episódio anterior nós apresentamos as composições de poke, hard engage e protect the carry, mas é bom saber que a estratégia não acaba aí.
Dentro de cada composição, os campeões podem assumir novos propósitos (ou propósitos extra) para se adaptar às situações de jogo.
Então você pode escolher 2 ou mais campeões com traços semelhantes para tarefas específicas.
Por exemplo:
Propósito: poke.
Escolhas possíveis: Nidalee, Corki, Kalista.
Propósito: contra-iniciação (ou disengage).
Escolhas possíveis: Janna, Lulu, Thresh.
Propósito: linha de frente.
Escolhas possíveis: Maokai, Gnar, Jarvan IV
Assim é fácil perceber que diversas partes diferentes fazem com que uma composição consiga funcionar bem. E existem diversos propósitos para escolhermos, vejamos alguns:
Mobilidade
Ex: Sivir, Sona, Jayce e Janna.
Iniciação rápida
Uma das maneiras mais eficientes de iniciar lutas é com campeões que conseguem ser tanques e têm habilidades de controle de grupo.Ex: Leona, Maokai, Jarvan IV e Gnar.
Área de Efeito
O famoso “AoE” (Area of Effect) é, em sua maioria, dano mágico e com controle de grupo.Isso facilita o trabalho dos carregadores.
Ex: Thresh, Amumu, Morgana e Malphite.
Misturando alguns desses propósitos, conseguimos formar composições mais completas, de maneira que elas se encaixem em mais situações de jogo e seja mais fácil se adaptar a outras estratégias se o adversário estiver mandando bem na partida.
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