Saudações invocador, este guia para top laner lhe trará dicas essenciais para se tornar um jogador melhor. Aqui você aprenderá algumas noções básicas sobre as diferentes funções que um top laner pode exercer, a importância das suas decisões desde os picks até o final do jogo, match upe wards.
Primeiramente, o top não é uma lane necessariamente isolada, como alguns ainda insistem em dizer. Antigamente o foco maior do jogo se concentrava em ganks e rotações entre mid e bot, porque existia um objetivo próximo dessas lanes (o dragão). Com a vinda do Arauto, as rotações não se limitam mais ao mid e bot, cada objetivo tem seus potenciais, enquanto o dragão pode dar diversos buffs para o jogo inteiro, o arauto pode garantir um first break ou a queda de uma ou mais torres. Há um equilÃbrio no mapa de Summoner's Rift.
1.Função Primária
Entenda seu campeão! Considerando como função primária as potencialidades de dano que o seu campeão causará e o quantidade de dano que ele aguenta receber, dividimos as funções em três:
Tanque - São campeões que aguentam receber muito dano, buildam itens de armadura, resistência mágica e vida. Alguns exemplos de campeões tanque são: Dr. Mundo, Maokai, Sion, Shen, Galio, Malphite, Nautilus, Cho'Gath, Rammus, Poppy, etc.
Campeões tanque trabalham bem em conjunto, então tome cuidado na lane phase, trocas no 1x1 nem sempre serão vantajosas, farme na lane e espere um gank do jungler ou do mid.
Abuse da sua barra de vida, tanque a torre nos momentos de dive e saiba a hora de sair do foco da torre, para não ser eliminado. Inicie as team fights com sabedoria, dificilmente se ganha uma luta em desvantagem numérica, então inicie a luta com igualdade ou vantagem numérica do seu time. Tenha visão na hora da luta! não pense, tenha certeza, tenha visão de mapa!
Carry - São campeões que dão muito dano, podendo ser dano mágico ou fÃsico, e pode ser DPS (dano por segundo) ou não. Outra caracterÃstica do top lane carry é que ele é papel (não aguenta muito dano). Alguns exemplos de top laner carry são: Tryndamere, Yasuo, Kennen, Ekko, Zed, Talon, Heimerdinger, Jayce, Quin, Teemo, etc.
Campeões carry geralmente funcionam melhor no 1x1, devem se posicionar muito bem em team fights, para não serem eliminados antes mesmo de conseguir atacar alguém. Tome cuidado com controles de grupo, apenas um stun e sua tela pode ficar cinza!
Bruiser - é o meio termo entre o tanque e o carry, também conhecido por alguns como "lutador", sua build tem itens que dão dano, vida e podem ter armadura e resistência magica também. Alguns exemplos de bruiser são: Jax, Irelia, Rumble, Riven, Fiora, Wukong, Olaf, Vladimir, Camille, Renekton, Kled, Trundle, Gnar, etc.
Observação: alguns campeões podem variar de função primária de acordo com a build que você faz e com as atualizações que o jogo sofre continuamente. Ekko é um exemplo, você pode buildar apenas itens de poder de habilidade, exercendo a função de carry com ele, ou pode buildar "manopla dos glacinatas", "bastão das eras" e outros itens exercendo a função de bruiser.
2.Função Secundária
Independente se o seu campeão for tanque, carry ou bruiser, ele ainda pode ter uma ou mais das caracterÃsticas a seguir, preste atenção em cada uma das funções secundárias que o Mestre Ryze explicará e mostre a ele quão bom discÃpulo você é :
Clear wave - significa que seu campeão consegue eliminar a wave de minions rapidamente, desta forma você pode ganhar tempo para fazer outras coisas enquanto a próxima wave não chega. Você pode: wardar (na lane ou na jungler inimiga), fazer o Arauto, gankar mid, dar um teleporte no bot, roubar a jungle inimiga, ir base sem perder farm, colocar pressão no outro top laner ou até mesmo tomar um gank do inimigo e morrer... Hahahahaha
Avançar a lane tem muitas vantagens, mas tome cuidado para não tomar um gank.
Engage - significa que o seu campeão consegue chegar até o seu inimigo de forma rápida, por meio de alguma habilidade, como o surto da lâmina da Irelia, o vôo sombrio do Aatrox, caminhar na fenda do Kassadin, etc.
O engage é útil nos momentos de gank no top, quando é feito alguma emboscada contra um campeão sem escape ou no meio da team fight, para alvejar um carry.
Hard Engage - geralmente é quando existe o engage, seguido de algum controle de grupo. É difÃcil escapar de um hard engage, então use com sabedoria e "PRECISÃO" que certamente você terá vantagem.
Alguns exemplos de hard engage são: força incontrolável do Malphite, avançaaaaaaar!!! do Kled, o combo do Kennen (E,R,W Pentakill), ou o Wukong chegando invisÃvel e ultando, etc.
Utility - Um top utility joga para o time, esse tipo de campeão tem habilidades que podem salvar seus aliados. Exemplo de campeões: Lulu e Shen.
Evite voltar para a base e dar teleporte no top, o seu time pode precisar do seu suporte a qualquer momento, e um tp pode ser o meio mais rápido de chegar até seus aliados antes que eles morram! (ou uma ult do Shen ).
Split push - Existem campeões que trabalham melhor sozinhos, levando torres, levando o nexus e se ficar feedado, levando até a fonte. Se você percebeu que a team fight não está dando certo, e que seu rendimento é muito melhor colocando pressão em uma lane enquanto o seu time fica longe de você distraindo o inimigo, muito bem! então faça split push!
A palavra split significa dividido, então o split push é quando o time se divide para fazer o push, especificamente quando quatro jogadores estão alvejando algum objetivo e o quinto componente do time está alvejando outro objetivo. Dois exemplos a serem citados (mas obviamente não são os únicos) são Tryndamere e Teemo.
Tryndamere tem um push intenso depois de fechar "faca de Statikk" e "gume do infinito", o power farm (quando foca no farm para ficar forte) funciona muito bem para o campeão. Ele é forte no 1x1 e destrói torres rapidamente, mas seu ponto fraco são os controles de grupo do time inimigo, por isso o split push é algo viável para o Tryndamere.
Teemo é muito frágil a engages, o split push se torna viável para esse campeão porque depois do nÃvel 6, se mantendo apenas em uma lane, é possÃvel criar uma zona de segurança, colocando cogumelos em todas as entradas possÃveis de ganks. Desta forma o Teemo fica confortável no 1x1 e provavelmente o inimigo vai perder muita vida pisando nos seus cogumelos antes mesmo de gankar.
Escape - são campeões que possuem habilidades que possibilitam uma fuga rápida. Quando estiver jogando com esse tipo de campeão guarde sua habilidade de escape para um gank ou engage inimigo, não adianta ter um potencial de fuga e utilizar no momento errado. Exemplos de habilidades de escape: poça de sangue do Vladimir, chamariz do Wukong, brincalhão trapaceiro do Fizz, domÃnio congelado e pilar de gelo do Trundle.
Observe que algumas habilidades podem ser usadas tanto para engage quanto para escape.
3.Onde Wardar?
Antes de se perguntar onde wardar, saiba que existem momentos para wardar. Warde quando estiver sem visão do jungler e do mid laner inimigo. Se você tem visão do mid e o jungler acabou de aparecer no bot, não tem motivo algum para você wardar, espere um pouco, e se você não tiver mais informações sobre o posicionamento dele, ai sim, warde.
Sugestão de locais para wardar quando se está jogando no lado azul:
Ward 1 - evita ganks pela lane;
Ward 2 - evita ganks pela jungle;
Ward 3 - visão da rotação do jungler inimigo (gerando possibilidade do roubo do Rubrivira);
Ward 4 e 5 - visão da rotação do jungler e do mid inimigo.
Sugestão de locais para wardar quando se está jogando no lado roxo:
Ward 2 - evita ganks pela jungle;
Ward 3 - visão da rotação do jungler inimigo (gerando possibilidade do roubo do Azuporã);
Ward 4 - visão da rotação do jungler e do mid inimigo.
4.Champion Pool
Masterizar um campeão é algo bom, mas ter uma champion pool também é importante. Nem sempre você vai se deparar com uma match up a favor do seu main e nem sempre o seu main vai ser o melhor campeão para harmonizar o seu time. Por isso é importante você ser um player versátil, que saiba jogar com carry, bruiser e tanque, com campeões melee ou ranged que saiba fazer split push, iniciar team fights, fazer trap, dar aquele teleporte que vai fazer toda diferença.
Mas também não precisa se forçar a pegar um campeão pela primeira vez na fila ranqueada só porque ele vai ser bom. Criar uma champion pool significa que você tem uma determinada quantidade de campeões possÃveis (que você saiba jogar) para escolher na lane em que se está jogando.
Pense na mach up da lane, para escolher seu campeão, pense na composição do seu time e do time inimigo, pegue sim seu main se possÃvel, mas não se torne escravo do seu main.
5.Inversão de lane
Para inversão de lane é bom pegar um campeão com clear wave, já que você jogará em desvantagem é bom farmar recuado e de forma rápida, para sua torre do bot não sofrer grandes danos. Caso o inimigo inverta a lane, provavelmente ele vai fazer isso depois de um tempo, o que vai ter possibilitado alguma vantagem para o seu time, seja em farm, ou no dano sofrido pela torre inimiga em relação a sua.
"Domine a si mesmo e dominará o inimigo" - Lee Sin
Nenhum comentário:
Postar um comentário