Pantheon, o Artesão da Guerra
Pantheon é um lane bullying, um campeão com uma lane phase extremamente potente, onde seu principal foco é duelar contra todos em lane phase, anular o jogo do laner adversário,
através de wave control e lane control e criar um snowball violento no mid game, para acabar
com o jogo o mais rapido possivel.
Vantagens
+ Lane phase extremamente forte.
+ Não há counter de Pantheon em lane phase.
+ Capacidade de snowball violentÃssima.
+ Ótimo contra champs populares da SoloQ, como Fiora, Riven, GangPlank, entre outros.
+ Devido a ult, não é necessário o tp, usando assim do ignite para pressão de lane.
+ Kit extremamente simples de se usar, mecanicamente falando.
Desvantagens
- Apesar de parecer, Pantheon não é um campeão para iniciantes. Sua mecânica é simples, mas a tomada de decisão por parte de quem joga até para usar suas skills é grande, fora o fato de exigir
conhecimento de wave control e rotação para usa-lo com eficiência.
- Se você picka pantheon, sua obrigação é ganhar a lane. Se você perder a lane, ou não for
impactante de forma rapida e eficiente, desista do jogo.
- Por ter um kit simples, é relativamente previsÃvel.
- O late game do Pantheon possui um scaling um pouco estranho. Não é ruim , mas exige do jogador uma rápida tomada de decisão sobre qual alvo burstar.
- Extremamente dependente de recurso para continuar a pressão.
- A mudança no agro dos minions impactou significativamente o desempenho do Pantheon.
- A mudança na pre-season, com o talento ventos revigorantes, diminuiu o potencial do pantheon em lane.
Habilidade
Passiva: Proteção de Égide
Após atacar ou lançar feitiços 4 vezes, Pantheon bloqueará o próximo ataque de torre ou ataque básico lançado.
Proteção de égide também bloqueia certas habilidades que contam como ataque básico, como o Q do GangPlank, Q da Leona, Q da Fiora, entre outras. Sempre esteja com a habilidade ativada ao entrar em uma troca na lane phase.
Q: Atirar Lança
Custo: 45 de Mana
Alcance: 600
Pantheon arremessa sua lança em um oponente, causando 75/110/155/195/235 (+140% de Dano de Ataque Bônus) de Dano FÃsico.
W: Égide de Zeonia
Custo: 55 de Mana
Alcance: 600
Pantheon salta no inimigo alvo, causando 50/75/100/125/150 (+100% de Poder de Habilidade) de Dano Mágico e atordoando-os por 1 segundo. Pantheon também reinicia instantaneamente sua Proteção de Égide.
E: Ataque Busca-Coração
Custo: 45/50/55/60/65 de Mana
Alcance: 400
Passivo: Os ataques básicos e Atirar Lança de Pantheon recebem 100% de Chance de Acerto CrÃtico contra alvos com menos de 15% de Vida.
Ativo: Pantheon se concentra e desfere 3 ataques velozes à sua frente, causando 100/150/200/250/300 (+300% de Dano de Ataque Bônus) de Dano FÃsico total (causa 60% de dano a tropas e monstros).
Dano por acerto: 60% de Dano de Ataque Bônus
Ativo: Pantheon se concentra e desfere 3 ataques velozes à sua frente, causando 100/150/200/250/300 (+300% de Dano de Ataque Bônus) de Dano FÃsico total (causa 60% de dano a tropas e monstros).
Dano por acerto: 60% de Dano de Ataque Bônus
R: grande estocada aérea.
Apos um intervalo de cast, pantheon cai em uma grande area, e desfere dano magico a todos
os inimigos.
- Existem algumas considerações a se fazer para essa ultimate.A grande maioria dos pantheons da SoloQ usam sua ultimate em qualquer situação de gank, principalmente gank na bot lane.
- Antes de considerar um gank no bot, analise certos aspectos: capacidade de controle, resistência e mobilidade do outro time, e controle, resistência e mobilidade do SEU time.
Não adiantar gankar uma lane de xayah com alistar sendo sua lane uma Janna e uma Vayne,
muito provavelmente não vai dar certo. - Considere ultar na sua lane caso uma wave esteja indo em direção a sua torre. Pantheon
é extremamente dependente de recursos, e uma wave pode significar um lvl de diferença do seu oponente, e um lvl de diferença é muita coisa, impossibilitando agressões futuras. - Considere também o quão efetivo é o seu gank. Não adianta gankar bot, pegar 2 kills, mas
perder sua torre e 2 waves de minions, isso é algo que não compensa.
Build
Runas
Primaria: Dominação
Eletrocutar
Impacto repentino
Globos oculares
Caça incansável
Secundaria: Feitiçaria
Foco absoluto
Tempestade crescente
Match ups
A top lane hoje não é um lugar ideal para o Pantheon. A mudança do escudo de doran, junto as runas ventos revigorantes, e a mudança no agro dos minions diminui consideravelmente o potencial agressivo do Pantheon, sendo assim, hoje, o ideal do pantheon é ser usado no mid jogando como um assassino.
Estando no mid, tomando out range de diversos oponentes, sua principal habilidade sera o E, para um burst maior, e maior capacidade de limpar waves.
Jogue passivamente contra magos com range muito grande como zoe e azir, e tente impor pressão através de ganks do seu jungler. O ideal do pant é usar sua ult de maneira inteligente, para garantir vantagem para você e seu time, mas também para lhe garantir recursos na lane.
Late game e Team Fights
Apesar de contraditório, o late game do pantheon não é exatamente ruim, mas sim difÃcil de ser aplicado. É necessário muito cuidado ao escolher qual alvo você tentara burstar, pois um erro e você perdera todo o seu potencial de burst. Caso não consiga encaixar um combo em um carry inimigo, seja por causa do posicionamento do mesmo, ou pelo peel que ele recebe, foque em tentar proteger sua back line.
Esse artigo foi baseado em um guia Koreano feito por Keegun (Um jogador Challenger em 3 contas mono Pantheon)
Link para Stream dele: https://www.twitch.tv/keegunlol
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