Rammus, o Tatu Blindado
Rammus é um dos melhores counters de composição baseados em carrys ADs, counterando de forma brutal quase todo carry baseado em ataques básico, com um gank extremamente chato de se lidar e fácil de se encaixar na maioria das vezes.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens
+ Gank muito eficiente contra diversos campeões
+ Excelente counter de carrys ADs, sendo um excelente pick para SoloQueue
+ Fácil de se jogar (Mecanicamente)
+ Relativamente frustrante de se jogar contra
+ Bastante beneficiado pelas novas Runas reforjadas
Desvantagens
- Não lida bem com composições com muitos APs
- Por não possuir uma aproximação rápida como gap closer, Rammus enfrenta diversos problemas em composições com alto potencial de peel Ex: (Janna, Thresh, Alistar, Lulu, etc)
- Por ser um tank, pode enfrentar problemas contra junglers assassinos como Shaco, Kha'zix
entre outros.
- Não possui um clear muito eficiente.
Habilidades
Passiva: Casco Espetado
Os ataques básicos de Rammus causam Dano Mágico adicional, escalando com sua Armadura.
Q: Bola do Poder
Rammus acelera em forma de bola na direção de seus inimigos, causando dano e lentidão nos alvos afetados pelo impacto.
- Tenha noção do timing para usar a habilidade
- Está sujeita a interrupção de canalização.
W: Bola Curva Defensiva
Rammus entra em formação de defesa, aumentando drasticamente sua Armadura e Resistência Mágica, amplificando o dano de Casco Espetado e devolvendo o dano a inimigos que causarem ataques básicos a ele. Contudo, sua velocidade também é reduzida neste perÃodo.
É a sua habilidade principal, causa alto dano em inimigos com Alto DPS por ataques básicos.
- Tome cuidado ao usar a habilidade, pois a mesma além de essencial para o dano geral do Rammus, é essencial para mante-lo vivo em fights.
- Reduz consideravelmente seu MS, somente use a habilidade ao estar no range do taunt.
E: Provocação Enlouquecedora
Rammus provoca um Campeão inimigo ou monstro para um ataque imprudente contra si mesmo. Além disto, ele recebe Velocidade de Ataque adicional por um curto perÃodo, embora este efeito seja estendido ao ter qualquer outra habilidade ativa.
- Para maximizar o dano em monstros da jungle, use E, espere um momento para aproveitar dos ataques, e depois ativa bola de curva defensiva para resetar o buff de ataques.
R: Tremores
Rammus cria ondas de destruição que pulsam do chão, causando dano a inimigos próximos e reduzindo a velocidade deles. As torres recebem o dobro de dano dos Tremores.
- Não exite em utilizar a habilidade , caso disponÃvel, use-a para forçar torres apos um gank bem sucedido.
Caminhos da Jungle
Na equipe azul eu recomendo este caminho:
Red → Acuaminas → Lobos → Blue → Gromp
Na equipe vermelha eu recomendo este caminho:
Blue → Gromp → Lobos → Acuaminas → Red → Krugs
Build
Runas
Early game
Rammus tem um early game onde seu foco principal é constante nos ganks. Não são todos que conseguem evitar o gank do rammus com facilidade, devido a sua rápida aproximação, e caso Rammus chegue perto do alvo, ele sera eliminado facilmente.
Limpe sua jungle e force ganks em locais onde o laner inimigo não conseguira reagir sem um flash (E caso gaste-o faça questão de voltar na lane dele apos alguns minutos, para garantir o abate).
Nota: Tome cuidado com junglers assassinos como Kha'zix ou Shaco. Eles podem lhe dar invade muito facilmente, e podem te dar out lvl no mid game devido a alta capacidade de Farm, prejudicando assim sua capacidade de fazer e contestar objetivos.
Late game e Team Fights
Rammus é simplesmente imortal contra composições baseadas em carrys ADs. Tente forçar com
seu flash um taunt no carry adversario para seu time elimina-lo, ou então jogue de maneira mais defensiva, usando seu taunt para impedir que assassinos e lutadores cheguem em sua back line.
Cuidado ao avançar para a back line de forma muito agressiva, e muito cuidado ao usar seu W, pois ao usar de maneira errada, você provavelmente morrerá, por não alcançar o carry, e ser facilmente caitado pelo mesmo.
OK.
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